top of page
  • Foto do escritorCatarina

Praias nos Arredores de Lisboa

Os dias de verão está a chegar e com o calor apetece mesmo dar um mergulho no mar e relaxar um pouco, e se puder ser longe da confusão das praias mais frequentadas melhor ainda. Por exemplo, numa destas! Continue a ler porque vamos apresentar a nossa escolha para 10 melhores praias nos arredores de Lisboa.



Quando chegam os dias quentes toda a gente se vai lembrar do mesmo! E quando chegamos a uma praia já nem temos lugar para estender uma toalha, muito menos para relaxar. Mas talvez haja uma solução para fugir da confusão. Tentar encontrar aquelas praias meio escondidas, e que fiquem longe da multidão. Se as encontrar lembre-se de as deixar como as encontrou, os locais não gostam quando os turistas deixam lixo para trás, afinal está num pais que não é o seu. Assim é garantido que vai desfrutar de um dia bem passado e quando pode voltar numa próxima vez.




Praia de São Julião, em Mafra

Praia situada mais a norte do Concelho de Sintra, a 45 km de Lisboa, a praia de São Julião está mesmo no fim do Parque Natural Sintra-Cascais. Onde o Rio Falcão divide a Praia em dois concelhos, Sintra e Mafra, localizando-se a maior extensão de areal no Concelho de Sintra, com cerca de 2 km de areias brancas e um mar azul que convida ao banho. Esta praia é muito frequentada por adeptos de desportos aquáticos, como é o caso do bodyboard e do surf, sendo também excelente para a pesca desportiva por possuir muitos pesqueiros.


A um saltinho da Ericeira já dentro do concelho de Mafra, uma pequena vila piscatória, onde dá sempre para comer um bom almoço, especialmente o seu peixe fresco e conhecer o centro. Uma vista óptima para um final de tarde a ver o pôr-do-sol.


 

⭐⭐⭐⭐⭐ Desfrute dos nossos passeios privados em Lisboa, assim como o nosso passeio em Sintra, com um guia local.


 

Praia do Magoito, em Sintra

No coração de Sintra, o Magoito dá a sensação de ser uma praia selvagem. Esta praia é um destino frequente para quem vive na região de Sintra, mas sempre foi relativamente sossegada, pois nunca atraiu muitos turistas, pelo mesmo facto de não ser tão conhecida como outras da região.


É uma praia extensa, de areias douradas, onde o mar apresenta um belo tom de azul turquesa. A sua maior peculiaridade é uma duna consolidada de areia solidificada, criada ao longo de milénios, pela ação do mar e do vento que está classificada como monumento geológico. As falésias quase verticais também revelam rochas sedimentares formadas há milhões de anos, quando o nível do mar era muito mais alto do que é hoje. Há, portanto, muitos elementos para prender a atenção daqueles que se interessam por geologia e história natural


Apesar de muito bonita, avisamos que as águas são frias! Para quem gosta de calma e beleza natural, apenas a 40 km da cidade.



Praia da Samarra, em Sintra

Segredo mais bem escondido da costa de Sintra, situa-se numa enseada estreita e é formada por uma acentuada reentrância na falésia. Depois de uma descida quase a pique, a deslumbrante beleza da Praia da Samarra não nos deixa retomar o fôlego. O areal é pequeno, mas o local é um autêntico paraíso para os veraneantes mais solitários e para os amantes da natureza quase virgem, onde o barulho dos banhistas é substituído pelas ondas a bater nas rochas.



Praia da Adraga, em Sintra

A última das praias de Sintra, está no meio das rochas (tem areal, não te preocupes), e tem uma paisagem deslumbrante.


Esta bela praia, por se inserir caprichosamente entre duas arribas esculpidas pelo mar, está num ambiente natural com muitos poucos vestígios da presença humana ainda. O acesso realiza-se através da aldeia de Almoçageme, pela estrada que liga o Cabo da Roca a Colares. Tem a designação de Praia Acessível, porque é detentora de equipamentos e monitores que conferem facilidades às pessoas com mobilidade condicionada para usufruírem em melhores condições os banhos de mar e de sol.


Se por acaso fores à praia no 3º domingo do mês, não te esqueças de passar pelo mercado de Almoçageme, que é um dos acessos à praia.




Praia do Abano, no Guincho

Toda a gente conhece bem a praia do Guincho, mas e a praia do Abano?


É menos frequentada, não só pela sua pequena extensão de areal como também pelos difíceis acessos existentes. É caracterizada por uma forte ondulação e ventos fortes.


É uma micro praia escondida na grandiosidade do Guincho, mas exatamente com as mesmas qualidades e com uma imagem fortemente naturalizada, e só a 33 km de Lisboa!



Portinho da Arrábida, em Setúbal

Agora sim, falamos de águas mais quentinhas e daquele ar de praia tailandesa. O Portinho da Arrábida é a junção perfeita entre serra e mar!


No meio do Parque Natural da Arrábida (Portugal está cheio de Parques Naturais), o que a torna uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.


Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

Este pequeno paraíso fica a 46 km de Lisboa, e é um passeio lindo para qualquer dia da semana.



Praia de Galapos, em Setúbal

Ou a praia da Galapa, é mesmo ao lado do Portinho da Arrábida.


O Portinho tem os seus encantos, mas no caso de haver um dia mais cheio, Galapos é uma excelente alternativa. O mesmo mar, o mesmo sol, a mesma paisagem, é uma bela praia de areia dourada e mar calmo e transparente, e oferece apoio balnear, um restaurante, e colmos e espreguiçadeiras para alugar.


Envolvida pela deslumbrante paisagem da Serra da Arrábida, a Praia de Galapos é uma das mais bonitas da região, está abrigada pelas arribas que a protegem de ventos, mantendo a tranquilidade das suas águas.



Praia do Ribeiro do Cavalo, em Sesimbra

A 40 km da cidade e muito perto do cabo Espichel, a praia do Ribeiro do Cavalo só hoje em dia é que começa a ser mais conhecida. É uma praia isolada e relativamente de difícil acesso mas o seu espetacular cenário é o que faz da Praia da Ribeira do Cavalo uma das melhores praias que pode encontrar perto de Lisboa.


Tem um acesso um pouco difícil (é para os aventureiros!) não sendo acessível por estrada, tem que descer a montanha por trilhos. Mas temos a retribuição quando lá chegamos. É das poucas praias que não têm mão humana, nem comércio, nem barraquinha de gelados.



Praia de Tróia, em Setúbal

Ir a Tróia é só por si uma aventura que vale a pena. Há imensas maneiras de lá chegar, mas a mais divertida é apanhar o ferry boat que atravessa o rio Sado, em Setúbal.


A praia tem uma extensão considerável de areal, tem algumas infra-estruturas, como passadeiras de madeira e chapéus de sol, convidando sobretudo a contemplar a beleza da Serra da Arrábida e toda a envolvente de dunas, é das praias mais bonitas do país, e se tivermos muita sorte, podemos ver um golfinho a passar!


Fica a 50 km de Lisboa, aquele pedacinho um pouco mais longe, mas que compensa muito. Para os mais atentos, mas acima de tudo para os mais sortudos, fica a possibilidade de ver os nobres golfinhos em plena actividade.



Fonte da Telha, na Costa da Caparica

Para quem quer fugir da confusão central da Costa da Caparica, é ir mais longe e chegar até à Fonte da Telha.


Está situada na extremidade sul da Costa da Caparica. A sua praia tem uma bela paisagem de areia branca, dunas ricas em vegetação, uma imponente arriba, e diversos bares e restaurantes virados para o mar para um fim de tarde em grande.


Metros infinitos de areal só para nós, e sobretudo, é a opção mais próxima de Lisboa, apenas a 25 km.





Esperamos que aproveites estas nossas sugestões de praias nos arredores de Lisboa, de certeza que vais adorar! E o teu verão será inesquecível.


Bons mergulhos!




2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page