• MoonShadow Tours

O Chalet Real ou Uma Casa Fantasia

Atualizado: 15 de nov.


Sintra, Chalet da Condessa
Chalet da Condessa

Uma casa pequena, no meio de um bosque encantado com vista para o Palácio Real. Isto não vos faz lembrar nada?

Hum... Talvez se imaginarmos três boas fadas e uma princesa amaldiçoada por uma bruxa má!

Sim, agora já se vilusmbra qualquer coisa. Será que existe alguma ligação entre entre Chalet mágico e o da bela Aurora? Imaginem-na a viver aqui, seria magnifico, não?

Pois seria, se ela fosse real com certeza que este seria o seu Chalet. Mas não, nem tal ligação existe - só mesmo na minha imaginação - a sua historia é bem diferente.


Na segunda metade do século XIX, D. Fernando II e a sua futura segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, criaram na zona ocidental do Parque da Pena um Chalet e um Jardim de caráter privado e sensibilidade romântica, espaço de refúgio e recreio do casal. Localizado de forma estratégica a poente do Palácio da Pena, o edifício segue o modelo dos Chalets Alpinos, então em voga na Europa.

Parques de Sintra





Este lugar que só se poderia ver em sonhos, está dentro o parque do Palácio da Pena, foi a casa da Condensa d'Edla, a segunda mulher do rei D. Fernando II após a morte da sua primeira mulher a Rainha Dª Maria II durante o parto do seu oitavo filho em 1853. Em 1885 D. Fernando II morre deixando Palácio e Parque da Pena em testamento à Condessa d’Edla que após processo judicial a Condessa acorda venda do Parque e Palácio ao Estado em 1889, ficando com usufruto do Chalet e Jardim até 1904. Após esta data fica abandono até que em 1999 um incêndio o destrói parcialmente. Em 2011, um minucioso processo de restauro, apoiado pelo EEA Grants, o Chalet e o Jardim da Condessa reabrem ao público.


Podem consultar algumas destas informações no site da Parques de Sintra.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo