top of page
  • Foto do escritorCatarina

Pratos Tradicionais em Portugal

Se há coisa que nós portugueses gostamos é de uma boa refeição, e variedade não falta entre carne e peixe, e se for acompanhado de um bom vinho melhor ainda, para fechar há sempre um doce e um café. Dependendo da localidade onde estiver terá sempre um prato ou doce tradicional da região.

A influencia de séculos de ocupação mourisca e romana, e salpicando sabores da Era dos Descobrimentos, deu aos prato portugueses uma fusão de cozinha internacional e tradicional. Há muito para experimentar, desde a tradicional Bifana ao frango assado sem esquecer as mil e uma maneiras de cozinhar o bacalhau. Tudo isto é garantia de que a sua viagem será tão diversificada quanto as deliciosas refeições de cade cidade que visitar.

Vamos então descobrir alguns do pratos mais tradicionais de Portugal e que pode provar em qualquer restaurante típico.


Pratos Tradicionais em Portugal


Bifana

Bifana - Pratos Tradicionais em Portugal

Caminhando pelas vibrantes ruas de Lisboa, notará os cheiros deliciosos ao aproximar-se a hora de almoço. Um dos pratos que existe em qualquer café ou restaurante tipico português é a Bifana, uma sandes de carne de porco com molho de pimenta vermelha, que ficou a marinar durante a noite para realçar o sabor do lombo de porco. Depois de cozinhada é fatiada e colocada no pão quente. Este prato é exclusivo de Lisboa e por ser um prato rápido é também muito requesitado pelos locais. É servido com batatas fritas e uma cerveja bem fresca.

Em Lisboa o melhor local para as provar é no restaurante "As Bifanas do Afonso" que fica na Rua da Madalena.



Pastel de Nata

Pasteis de Nata - Pratos Tradicionais em Portugal

A comida de Lisboa reflecte a sua história e cultura, por isso não é surpresa que esta celebre as raízes católicas da cidade. Não propriamente considerado um prato, mas é bem-vindo em qualquer altura, quente e estaladiço por fora, macio e saboroso por dentro, este humilde doce tem origem nas práticas de lavagem dos monges e freiras de Lisboa do século XVIII. Eles usavam claras de ovo para engomar as roupas, deixando um excesso de gemas que acabavam por ser deitadas fora. No entanto com a entrada de especiarias e principalmente o açúcar que vinham do Brasil na época dos Descobrimentos. Os monges em vez de desperdiçá-las, começaram a aproveita-las para as transformar no creme que faz parte do recheio dos Pasteis de Nata ou Pasteis de Belém. Ambos os nomes são usados para designar a mesma coisa.

Até há uns bom anos atrás só eram vendidos na zona de Lisboa, hoje em diz qualquer boa pastelaria ou café os vende. Se pretender visitar a pastelaria original onde eles começaram a ser vendidos fica a poucos passos do Mosteiro dos Jerónimos, reconhecerá facilmente o seu toldo azul que diz Pasteis de Belém onde se diz que ainda possui a receita original transmitida diretamente pelas freiras e monges do mosteiro.


Frango Assado

Quando Vasco de Gama e Pedro Álvares Cabral rumaram na explorações dos oceanos e de "dar novos mundos ao mundo", deram também início à Era dos Descobrimentos, transformando para sempre o cenário gastronómico de Portugal. As suas viagens trouxeram especiarias da Índia, China e África, dando origem a pratos como o tão tradicional Frango Assado ou Frango de Piri Piri. Este frango assado no carvão é temperado com olho á base de pequena Peri-peri, trazida da África, deixando o seu sabor particularmente forte.

Frango Assado - Pratos Tradicionais em Portugal

Um bom frango assado tem uma crosta crocante e um sabor levemente defumado. Para os fãs de frango este prato é uma verdadeira delícia local.

Na Travessa do Monte, paralela à Rua Escola Politécnica, esconde, desde 2013, um segredo mal guardado em plena zona do Príncipe Real em Lisboa, o restaurante "Frangasqueira Nacional". Os apreciadores já sabem que nesta casa encontram uma boa relação qualidade/preço.




Caldo Verde

Caldo Verde - Pratos Tradicionais em Portugal

Cada cidade tem a sua refeição reconfortante e, para os lisboetas, é o Caldo Verde. Cremosa, verde e cheia de couve nutritiva, é uma sopa reconfortante, apreciada por todas as idades. Originário do norte de Portugal, este prato já viajou pelo mundo e é conhecido por muitos como sopa de couve. Os ingredientes são simples - puré de batata para engrossar a sopa, couve galega picadinha e, se tiver sorte, um pouco de chouriço ou linguiça portuguesa para finalizar.

Embora o Caldo Verde seja famoso, só está disponível ocasionalmente. A maioria dos restaurantes de Lisboa alteram os seus menus de acordo com a estação, por isso não hesite em pedir uma tigela fumegante de sopa verde quando a vir.



Caldeirada de Peixe - Pratos Tradicionais em Portugal

Caldeirada

Há uma razão pela qual Lisboa é carinhosamente apelidada de Rainha do Mar. O amor da cidade pelos frutos do mar está presente na maioria das refeições locais, e a Caldeirada é uma ode ao Atlântico. Tradicionalmente, a caldeirada era uma refeição de uma só panela, composta pela captura do pescador e alguns vegetais cortados grosseiramente. Depois, os peixes e frutos do mar eram cozidos, com ossos e tudo, por horas, até que as batatas, cebolas, tomates e peixes formassem um ensopado grosso.

Nascida durante as explorações de Portugal no século XV e enriquecida com especiarias importadas, a caldeirada cresceu em popularidade ao longo dos anos. Hoje são acrescentados diversos tipos de mariscos, camarões e até polvos. Seja num restaurante com estrela Michelin ou numa pequena tasca, uma colher de caldeirada desce sempre bem.



Francesinha - Pratos Tradicionais em Portugal

Francesinha

Quando se trata de indulgência e excesso, a francesinha não tem igual. Um testemunho das inventivas e emocionantes experiências gastronómicas de Lisboa, o prato (também conhecido como little Frenchie), é uma sanduíche dentro de uma sopa. A francesinha costuma incluir pão achatado português, uma proteína de sua preferência e alguns vegetais. Adiciona-se uma fatia de queijo grelhado, um ovo frito e um pouco de molho espesso.

Você pode saborear isso sozinho ou fazer como os moradores locais e comer sua francesinha acompanhada de batatas fritas crocantes e uma cerveja gelada. Embora o prato seja uma importação do Porto, a maioria dos restaurantes em Lisboa adicionaram a refeição aos seus menus à medida que o seu estatuto lendário crescia.

Fundado em 1959, o Café Santiago é provavelmente a casa mais famosa de francesinhas da cidade. Fica Rua Passos Manuel no Porto



Sardinhas Assadas - Pratos Tradicionais em Portugal

Sardinhas Assadas

Rechonchudas, crocantes e cheias de delícias esfumaçadas, as sardinhas assadas ou sardinhas grelhadas são a introdução perfeita ao caso de amor de Lisboa com frutos do mar. Os lisboetas celebram o peixe salgado realizando festas de sardinha no Distrito de Alfama e nos bairros da cidade. Se você tiver a sorte de visitar Lisboa em junho, pergunte ao seu guia sobre a festa dos Santos Populares, onde o santo padroeiro da cidade é homenageado grelhando, fritando e assando sardinhas.

A maioria dos habitantes locais aprecia as suas sardinhas assadas com alguns vegetais da época ou como uma sanduíche rápida, mas se quiser levar um pouco de Lisboa para casa, dirija-se à Loja das Conservas e escolha entre mais de 300 variedades diferentes de peixes.



Bacalhau á Bras - Pratos Tradicionais em Portugal

Bacalhau

Fechando a nossa lista está o ingrediente mais querido de Portugal, o Bacalhau, ou bacalhau salgado. Com mais de 25.000 toneladas de bacalhau importadas todos os anos, não é segredo que Portugal adora este peixe. Embora nem sempre seja de origem local, com uma grande quantidade vinda da Noruega, os Lisboetas consideram-no uma parte necessária do seu património culinário. A procura do Bacalhau cresceu durante o século XVI e há rumores de que hoje existem mais de mil maneiras de prepará-lo.

Bacalhau a Brás, a versão mais popular de Lisboa, apresenta bacalhau desfiado, ovos, cebola, azeitonas pretas, alho e batatas. Para uma delícia frita, experimente os pasteis de bacalhau, um bolo de peixe semelhante aos croquetes de Madrid que mistura bacalhau, batatas e ervas. Há muito para provar, então sirva um ou dois pratos após seu tour por Lisboa.



Preparado para visitar a cidade? Entre na nossa pagina e reserve um tour em Lisboa, com um guia local que lhe vai contar e mostrar muitas curiosidades sobre Lisboa.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page