O famoso elétrico 28 entrou em funcionamento em 1901, quando a primeira linha, que permitia o transporte das pessoas entre o Cais do Sodré e Algés, hoje ainda podemos vê-lo a circular pela cidade, apinhado de turistas.
Mais de 100 anos depois, já não conseguimos viver sem aqueles veículos amarelos a percorrer as ruas da capital portuguesa e a esbanjar todo o seu charme em cada esquina, todos ficam de câmaras apostas para o fotografar mal ele se aproxima pelas ruas de Alfama.
Embora seja o mais procurado pelos turistas que, diariamente, visitam Lisboa, também continua a transportar, como sempre fez, os moradores, dos bairros que atravessa, nas suas deslocações quotidianas.
Percorre alguns dos bairros mais típicos da cidade, iniciando em Campo de Ourique junto ao Cemitério dos Prazeres e percorrendo o Chiado, a baixa de Lisboa, Alfama e Graça passando tão próximo das casas que por momentos parece que raspa as suas paredes, de aproximadamente 48 minutos que termina na Praça Martim Moniz.
Para fazer um passeio a bordo das suas elegantes cabines em madeira, enquanto aprecia alguns dos recantos mais pitorescos de Lisboa, além do 28 existem as linhas do 12, 18, 24 e 25 que utilizam estes carros antigos, e não precisa de andar apertado ou em pé, especialmente se leva crianças.
O bilhete para andar no elétrico 28 (e nos demais elétricos de Lisboa) custa 2,90 €, quando comprado com o próprio motorista do elétrico. Uma forma de economizar é usar o cartão Viva Viagem – que é o mesmo que é usado no metro da cidade. É só carregar o cartão em qualquer estação de metro e assim cada viagem fica por apenas 1,45 €.
Sem duvida que vai adorar a experiência. O nosso tour de Lisboa incluiu muitos dos lugares por onde passa este e outros dos elétricos da cidade, para além do passeio numa confortável van terá a companhia do guia que lhe contará as historias de Lisboa.
Comentarios