top of page
  • Foto do escritorCatarina

Tesouro escondido debaixo da estátua do Camões

Atualizado: 8 de mai.

Ninguém sabe como surgiu o rumor da existência de um tesouro por debaixo da estátua. Para uns era um pote com moedas de ouro, para outros um texto revelador de mistérios. Mas dava-se como certo que está ou esteve por debaixo da estátua do poeta Camões no largo com o seu nome, em Lisboa.


Praça Luís de Camões, Lisboa
Praça Luís de Camões, Lisboa

Sempre constou. Mas se estava, desapareceu quando fizeram o atual parque de estacionamento, inaugurado por João Soares, quando era presidente da Câmara.

O largo de hoje foi ocupado pelo Palácio dos Marqueses de Marialva. Durante o terramoto de 1755, o palácio ruiu e os marqueses mudaram-se para a arejada zona de Belém. Ainda pensaram na reconstrução, mas depois desinteressaram-se daquele pedaço de terra sem valor, na época. Imaginem agora.

Com o tempo, foi crescendo a ideia de transformar o local numa praça, com uma estátua do poeta maior Luís de Camões. Assim aconteceu em 9 de Outubro de 1867.

Em 1999, João Soares mandou edificar um parque de estacionamento subterrâneo, no subsolo do largo Camões. Ficaram a descoberto as fundações do Palácio dos Marqueses de Marialva e inúmeros vestígios que foram incorporados de forma visível nas novas estruturas.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page